sábado, 29 de julho de 2017 às 16h:10

Com o objetivo de cumprir as ações do plano estratégico Pacto Pela Aprendizagem, fortalecendo as atividades com as redes de ensino, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) aplicou nos dias 27 e 28 de julho a formação "De professor para professor" do Mais Matemática. A capacitação contou com a presença do consultor da Fundação Lemann, Inácio Machado, que com seu extenso currículo repassou conhecimentos para os professores que ministram aulas de matemática na rede estadual. A ação afirmativa é voltada para as turmas do 5 e 9 anos do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio, e tem a intenção de despertar no aluno o gosto pela disciplina e ainda trabalha-la de acordo com as habilidades e competência dos descritores das avaliações externas.

Como parte das atividades da Formação, os educadores puderam conhecer ainda os estúdios do Canal Educação, onde puderam entender todo o funcionamento da mediação tecnológica, desde o processo de transmissão, gravação, até o funcionamento geral (técnico e pedagógico). A ideia é que os educadores utilizem as ferramentas da mediação tecnológica onde possam gravar resolução com comentário dos itens de matemática que foram elaborados por eles durante a oficina.

De acordo com a coordenadora da equipe central do Pacto Pela Aprendizagem, Viviane Carvalhedo, o principal objetivo garantir os direitos de aprendizagem dos alunos com excelência, seja por meio da qualificação profissional dos professores, ou por meio da elaboração de material de ensino. "Nas turmas do 5º e 9º estamos com cadernos pedagógicos impressos disponibilizados para os alunos da rede e uma ampliação de 2h/ aula semanais para garantir esse reforço. Já nas turmas de 3a série estamos disponibilizando material no formato digital do Entre Jovens e ainda um banco de questões para que os alunos possam desenvolver ainda mais e melhor o gosto pela matemática, desconstruindo a ideia de que o componente curricular é uma disciplina de difícil compreensão." explica.

Agora, os representantes de todas as GRE's estão aptos para serem multiplicadores, repassando aos demais colegas de suas respectivas regionais os conhecimentos adquiridos na experiência.

COMENTÁRIOS



Realização