terça, 06 de agosto de 2019 às 14h:16

O compartilhamento de Fake News se tornou um problema a nível mundial. Um texto com informações falsas pode acabar com a reputação de uma pessoa e, inclusive, resultar em processos judiciais. Por isso, o Canal Educação conversou com alguns comunicadores para citarem dicas de como identificar uma Fake News.

De acordo com o jornalista e relações públicas do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Dowglas Lima, o leitor deve verificar se aquela notícia está presente nos grandes veículos de comunicação. “Blogs obscuros que aparecem apenas nas timelines de redes sociais não costumam ser confiáveis. Títulos muito chamativos também são uma luz de alerta - quase sempre as fake news usam desse artifício”, cita.

Uma característica forte nas Fakes News é a presença de erros de português. “Outro ponto é a forma da construção do texto e erros de ortografia - um jornalista de verdade geralmente não costuma escorregar no português e inicia seu texto com as informações primordiais”, explica.

Gabriele Araújo, mestranda em Comunicação pela Universidade Federal do Piauí (Ufpi), fala sobre a importância de desconfiar de links suspeitos. “Eles têm grandes chances de ter vírus, ou seja, além das informações serem falsas, você ainda corre sério risco de ter sua conta invadida”, afirma.

DICA BÔNUS

Confira a data da publicação da notícia: Textos antigos podem voltar a circular como sendo algo recente, principalmente, quando o assunto vira notícia. Por isso, preste bem atenção na data da publicação da matéria.

Um caso emblemático aconteceu em 2012, quando um link do ano de 2009 reapareceu falando sobre o cancelamento do Enem. A Polícia Federal e o Ministério da Educação precisaram intervir para desmentir o boato. (saiba mais:https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/esclarecimento-enem-2012-nao-foi-cancelado-3169746)

COMENTÁRIOS



Realização