terça, 14 de abril de 2020 às 13h:35

Nesta segunda-feira (13), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) deu início à transmissão das aulas remotas para escolas da Rede Pública Estadual de Ensino. O Plano de Ação segue as diretrizes sobre o regime especial de aulas e foi encaminhado para as escolas, que têm autonomia para planejar como irão implementar as novas estratégias.

O documento foi lançado na última segunda-feira (06) e indica diretrizes e recursos para que as aulas funcionem no formato remoto durante a vigência do decreto emergencial de combate à Covid-19. De acordo com a diretora do Canal Educação, Viviane Carvalhedo, uma das ferramentas é o programa de mediação tecnológica Canal Educação. "Por meio da plataforma, a Seduc disponibiliza os links das aulas e material em slide, além dos planos de aula para escolas que ofertam o Ensino Médio, VI e VII etapas da EJA, cursos técnicos concomitantes ao Ensino Médio e 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, nas disciplinas de português e matemática", explica.

Ainda segundo a diretora, cabe às escolas que não ofertam mediação, criar os planos de ação baseados nas diretrizes do documento. "A direção, aliada aos professores, deve criar seu plano pensando quais ferramentas têm melhor condição de uso. Dessa forma, a escola tem autonomia para pensar em outras estratégias, utilizando outras ferramentas de sala de aula, como, por exemplo, aplicativos de videoconferência e outros recursos de pesquisa", afirma.

Por isso, algumas escolas da rede já estão adotando seus planos de trabalho, aliados às estratégias da Seduc.

Escola cria grupos com pais e alunos

Em Buriti dos Montes, na região Norte do Piauí, a equipe pedagógica e os professores da escola Antônio Deromi Soares deram início às ações das aulas remotas.

Durante uma semana, a direção convidou os estudantes e os pais a participar de grupos em um aplicativo de conversa. O objetivo era encaminhar as orientações do plano de ação. "Queríamos o maior número de estudantes e conseguimos criar grupos com todas as turmas da escola. A partir daí, fizemos um levantamento de quantos alunos não tinham acesso à internet, para que pudéssemos produzir o material de apoio e agendar a entrega. Entramos em contato também com as famílias, principalmente aquelas que moram na zona rural, para que todos tenham acesso aos livros", conta a diretora da escola, Jakeline Marinho Soares.

A equipe também encaminhou aos professores o documento com a normativa das aulas remotas. "Eles puderam ler e sugerir o que fosse mais adequado para a nossa realidade, isso tudo à distância. Dessa forma, foi preciso associar os conteúdos ministrados pelos professores do Canal com o livro didático que utilizamos e, assim, fazer o planejamento do conteúdo, incluindo atividades extras, além de indicar outras formas de estudo, como produção de resumo e questionários. Estamos confiantes que estamos levando uma luz para os nossos alunos", explica.

Nas escolas da 10ª Gerência Regional de Ensino (GRE) foram pensadas estratégias, tanto para alunos que têm acesso a internet Wi-Fi, quanto para aqueles que não possuem. Para o primeiro grupo, os professores vão encaminhar vídeos e slides nos grupos de conversa pelo celular. Já para os do segundo grupo, os professores irão montar atividades que serão impressas e entregues aos alunos.

COMENTÁRIOS



Realização