sexta, 02 de agosto de 2019 às 11h:10

Um importante dado coloca a educação do Piauí ao alcance de todos. De acordo com o levantamento do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), 40% das pessoas privadas de liberdade no sistema penitenciário no Estado estão inseridas em algum programa de educação desenvolvido nos presídios.

Ainda segundo os dados, esse percentual é quase quatro vezes maior que o índice nacional, de aproximadamente 12,6%. Um dos projetos de ensino em destaque no estado é o Preparatório Enem do Canal Educação, que prepara os detentos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dessa forma, o programa cria ferramentas que proporcionam a reintegração do público na sociedade.

                                                                                                                                    Foto: Sejus

Fruto de parceria entre a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) e a Secretaria de Educação do Estado (Seduc), as aulas do Preparatório do Canal Educação são transmitidas para a maioria das unidades prisionais no Estado.

De acordo com a gerente do Canal Educação, Samara Rebouças, a previsão é que o projeto retorne no segundo semestre deste ano.

"A metodologia do programa, aliada a educação, é de suma importância para a reintegração no meio social. Assim, o Canal Educação contribui, numa parceria com a SEJUS, transmitindo aulas gravadas do Preparatório e com as revisões do ENEM ao vivo nas penitenciárias do PI”, destaca.

Além das pessoas privadas de liberdade, também podem acompanhar as aulas do Preparatório ao vivo aos finais de semana, os alunos da 3ª série do Ensino Médio e da 7ª etapa do EJA (Educação para Jovens e Adultos). A iniciativa é transmitida pelos mais de 300 polos de mediação tecnológica distribuídos nas 21 Gerências Regionais de Educação (GREs) em todo o Piauí. As aulas serão transmitidas até o dia 27 de outubro, uma semana antes da primeira prova do Enem.

PPLS PARTICIPAM DE REVISÃO PRÉ-ENEM SEDUC

Outra importante ação do Governo do Estado é a revisão Pré-Enem Seduc. O projeto acontece nas próprias unidades penitenciárias e visa preparar as pessoas privadas de liberdade (PPL) para o exame.

O público recebe aulas das disciplinas de Química, Física, Matemática, Linguagens, Biologia e Redação. O material, com o caderno de questões, é fornecido pela Seduc, que também envia a equipe de professores da rede e do Canal Educação.

Até a prova do Enem acontecerão revisões nas unidades prisionais de Picos, Oeiras, São Raimundo Nonato, Floriano, Bom Jesus e Esperantina. Somente na última edição do Enem, em 2018, 300 detentos realizaram a prova. Desses, 59 conseguiram a aprovação em cursos superiores.

 O Canal Educação é um programa de mediação tecnológica promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Piauí (Seduc). 

Texto: Daniely Viana/Ascom Canal Educação

COMENTÁRIOS



Realização