segunda, 28 de novembro de 2016 às 19h:01

O Teatro 4 de Setembro foi palco na manhã de hoje (28) das apresentações do projeto “Curta Liceu”. Com 5 anos de existência, o projeto traz à tona temas de direitos humanos. Neste ano, o “Bullying” foi a temática escolhida para que os alunos desenvolvessem seus trabalhos.

Como de costume, as turmas do segundo ano do Colégio Liceu Piauiense desenvolveram ao longo do semestre curtas-metragens. Com roteiro, direção e atuação dos próprios alunos, os filmes foram exibidos na maior casa de espetáculos do Piauí. Os holofotes também foram direcionados aos alunos do terceiro ano, que através da dança e da música puderam transmitir como é sentir o bullying na pele.

Totalizando 5 curtas metragens, o projeto "Curta Liceu" é uma oportunidade para que os alunos desenvolvam suas habilidades artísticas. Como forma de apoiar esta iniciativa, o Canal Educação forneceu suporte de filmagem, edição e criação de arte para dois dos trabalhos. "Recomeço" e "Maktub" contaram com a equipe do Canal Educação. A parceria deve ser estendida para o ano de 2017, é o que comenta a coordenadora do Curta Liceu, Claudete Portela: "devido ao curto tempo não conseguimos contemplar todas as salas, mas esperamos que esse auxílio possa ser disponibilizado no próximo ano e em outros projetos que temos. O suporte foi de total importância, a parceria foi um sucesso."

Com o filme Maktub, os alunos mostraram as consequências do bullying como algo que pode trazer consequências graves. Para a roteirista, Lauana Rodrigues, é importante que a plateia perceba que não se deve ser conivente com a ação. Na apresentação, Lauana pôde perceber que era mais um momento de confraternização, e menos de disputa, e agradeceu a parceria com o Canal: "O editor do Canal Educação, Marcelo Rêgo, bem como a equipe em geral, foram bastante atenciosos, sem eles não conseguiríamos entregar nosso curta. A disponibilidade, cuidado e opiniões do editor fizeram toda diferença."

Com um roteiro diversificado, o filme "Recomeço" foi gravado em 6 dias intensos, onde os alunos puderam mostrar que o bullying pode ter diversas facetas, como explica o diretor, roteirista e ator, Gilmar Rocha: "um dos personagens mostra que o bullying pode ter uma face vingativa, o outro personagem mostra que o problema pode estar velado." E ressalta a ajuda do Canal Educação: "sem eles não teríamos conseguido o resultado final. Recebemos suporte da gravação, edição e criação de capa. o resultado final foi perfeito".

Na ocasião, o momento cultural e artístico foi além, por ser também um momento de reflexão sobre temas pertinentes para o convívio social. A premiação acontecerá na quarta-feira (30), no turno da tarde, onde os alunos receberão os resultados de categorias como: melhor roteiro, melhor direção, melhor atuação e melhor filme.

COMENTÁRIOS



Realização