quinta, 12 de março de 2020 às 11h:56

Em homenagem a semana da mulher, o Canal Educação realizou nesta quinta-feira (12/03), a palestra: “Mulher no Mundo do Trabalho”, ministrada pela autoria fiscal do trabalho, Flávia Lorena. A iniciativa contemplou os turnos manhã, tarde e noite para estudantes e público em geral.

Também participaram da palestra as professoras Flávia Lêda e Marília Ferreira, além do professor Felipe Rosal, que compartilharam casos reais de mulheres atuantes em empresas e órgãos públicos.

De acordo com a auditora fiscal, a ideia da palestra é provocar uma reflexão acerca de um tema muito importante, que é a mulher no mercado de trabalho. “Todos nós sabemos que dia 08 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, mas poucos conhecem a raiz da data, os motivos. Ela está relacionada com os diretos trabalhistas, tendo as mulheres como as grandes responsáveis pelos direitos que temos hoje”, afirma.

A palestrante também mostrou aos estudantes dados importantes sobre as diferenças salariais entre mulheres e homens, além das conquistas da classe feminina ao longo dos anos. “Em 1887, tivemos a primeira mulher a ter um curso superior no Brasil, e em 1934 a primeira deputada eleita”.

Durante as principais datas comemorativas do ano, o Canal Educação realiza palestras e rodas de conversa para todos os turnos, contemplando o ensino médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e técnico.


DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Alguns acontecimentos foram ponto de partida para o Dia Internacional da Mulher, e são usados como referência para a data. Em 25 de março de 1911, ocorreu um incêndio em uma fábrica de Nova York, nos EUA, causando a morte de 129 mulheres. “As trabalhadoras, então, começaram a reivindicar seus direitos. Nesse momento começou a surgir o que conhecemos hoje por negociação coletiva”, explica.

Na Rússia, no dia 8 de março, aproximadamente 50 mil trabalhadoras (tecelãs e costureiras) de São Petersburgo (Rússia) pararam suas atividades, iniciando uma greve. Elas protestaram contra a fome e as condições precárias de trabalho. 

COMENTÁRIOS



Realização