segunda, 27 de março de 2023 às 15h:49

Sofrendo de extrofia de bexiga, anormalidade congênita rara que faz com que a parede abdominal fique aberta na linha média da região do abdome inferior, exteriorizando parte da bexiga, duas crianças fizeram uma cirurgia neste sábado (25), com transmissão para os estudantes de Medicina e residentes pelo Canal Educação.

As crianças passaram por correção de Extrofia de Bexiga (Epispádia), por meio da Técnica de Kelley, um método complexo que repara a má formação do aparelho gênito urinário.

A diretora do Canal Educação, Karolina Mendes, relata que essa será a terceira vez que será realizado uma cirurgia utilizando essa técnica no Hospital Infantil Lucídio Portella, as duas crianças beneficiadas com tal procedimento retornaram em consulta ambulatorial recentemente e estão iniciando o desfralde, com ótimo resultado estético e funcional.

“Nas duas edições anteriores foi possível a transmissão do procedimento de alta complexidade para a sala de aula permitindo a interação dos cirurgiões pediátricos locais com a equipe durante a cirurgia. O início do procedimento está previsto para às 8h, com duração estimada de doze horas de cirurgia”, destaca a diretora.

A ação ocorre em todo o país. Aqui em Teresina, o procedimento acontece por meio de parceria entre Sesapi, Seduc e Kelly’s Together.

Por: Hélder Rocha/Ascom Seduc

COMENTÁRIOS



Realização