quarta, 10 de fevereiro de 2021 às 09h:31

Mesmo com a pandemia da Covid-19, a educação não parou e o estado do Piauí ofertou 53 cursos de Ensino Profissional e Tecnológico (EPT) em 2020, somando 34.894 matrículas. Além de capacitar para o domínio prático, os cursos possibilitam uma inclusão mais rápida no mercado de trabalho.

O grande diferencial no estado é a oferta via Mediação Tecnológica, via Canal Educação, que corresponde a 93% das matrículas da modalidade.

"O Canal educação representa o meio pelo qual podemos levar qualificação profissional técnica de nível médio a todos os municípios do Estado. Algo que seria inviável pela forma tradicional de oferta. Na proposta de implementação do Novo Ensino Médio, essa ferramenta será fundamental para difundir e oportunizar a oferta do itinerário de Educação Profissional", esclarece o Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera. "A aquisição de laboratórios móveis pelo PRO Piauí possibilitará, nessa fase, a diversificação da oferta e vai se aproximar ainda mais das potencialidades e demandas locais", completa.

Na rede pública estadual de ensino, a oferta de EPT é feita de quatro formas: Integrado, Subsequente, Concomitante e Integrado Proeja. Os cursos técnicos fazem parte do Sistema de Ensino Brasileiro e encaminham os estudantes direto para o mercado de trabalho. Se encaixam entre o Ensino Médio e o Ensino Superior, ajudando o estudante a estar apto para ter uma profissão assim que se forma no ensino regular, antes mesmo de entrar em uma faculdade. 

Fonte: Joely Rocha/Ascom Seduc

COMENTÁRIOS



Realização