terça, 20 de agosto de 2019 às 13h:36

As Fakes News estão afetando até quem busca por um emprego. Em menos de 1 mês, duas notícias falsas sobre anúncios de emprego provocaram filas de desempregados nas cidades de Niteroi (RJ) e Cabreúva (SP).

O primeiro caso ocorreu no Rio de Janeiro na última sexta-feira (16/08). Áudios que circulavam por WhatsApp informavam sobre uma suposta inauguração da sede do Sistema Nacional de Empregos (Sine-RJ) na Avenida Feliciano Sodré.

O anúncio fez muitas pessoas passarem a madrugada na fila para conseguir entregar o currículo na manhã seguinte. Mas tudo não passava de uma notícia falsa. De acordo a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais, em entrevista a um programa de TV local, a mensagem não era verdadeira.“Nós não temos neste presente momento nenhum Sine sendo inaugurado [em Niterói]”, disse Ana Asti, subsecretária de Emprego e Renda.

O boato causou muita revolta às pessoas que chegaram cedo ao local. Érica Ferreira Machado foi uma das enganadas. Ela chegou à fila às 4h e conta que se sente lesada pela brincadeira de mau gosto. “A gente pega dinheiro de passagem emprestado, deixa filho pequeno em casa... estou desorientada. É muita sacanagem com o povo!”, revoltou-se.

Para Ana Cláudia, outra vítima da Fake News, muitas pessoas a maioria das pessoas que caíram na fake news não tem dinheiro para coisas básica do dia a dia, como por exemplo, alimentação.

Um caso parecido ocorreu na cidade de Cabreúva (SP) no dia 29 de julho deste ano. Uma mensagem sobre um suposto processo seletivo provocou uma fila com cerca de 500 pessoas em busca de emprego no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) da cidade.

A informação dizia que uma empresa de cosméticos estaria fazendo a seleção dos candidatos na data escolhida. De acordo com a prefeitura, a empresa estava com 30 vagas abertas para a área de logística, mas já tinha selecionado os primeiros candidatos em outra data.

Porém, a prefeitura informou que, após a fila gigante de pessoas para entrega de currículo, entrou em contato com a empresa e foi definido que o processo seria reaberto pra que essas pessoas fossem atendidas.

Com informações G1.

COMENTÁRIOS



Realização