quinta, 11 de março de 2021 às 11h:08

Conheça a história de Esperança Garcia, uma mulher negra e escravizada que viveu no Piauí e é considerada a primeira advogada do país. A data do lembra a luta das mulheres em busca do direito à vida.

Hattie McDaniel

Filha de um casal de escravizados libertos, Hattie foi a 1ª atriz negra a ganhar um Oscar, em 1940, por sua atuação em ‘O Vento Levou’. Apesar da indicação, Hattie quase foi barrada na entrada do evento, pois o local não permitia a entrada de negros devido à lei de segregação de negros em espaços públicos.
Ao longo da carreira usou parte do salário para ajudar a comunidade negra norte-americana.

Daiane dos Santos

A gaúcha conquistou para o Brasil a primeira medalha de ouro em um mundial de ginástica. O ano era 2004, na cidade de Anaheim (EUA), quando a ginasta protagonizou um espetáculo ao som de “Brasileirinho”. Daiana também executou uma acrobacia nunca vista antes, o duplo twist carpado, desenvolvido com a ajuda do treinador Oleg Ostapenko.

Chiquinha Gonzaga
Foi autora da primeira marcha carnavalesca com letra ‘Ó Abre Alas’, em 1899 e também a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil. Carioca, era filha de um marechal do exército com uma escrava alforriada, e foi preparada para se tornar uma dama da corte, no entanto ficou consagrada como uma das maiores musicistas brasileiras de todos os tempos.

COMENTÁRIOS



Realização