sexta, 15 de fevereiro de 2019 às 17h:35

O auditório da TV Antares, na zona Sul de Teresina, ficou lotado para receber a palestra de formação com o mediador da rede de ensino do estado de Goiás, Inácio de Araújo Machado. A palestra proporcionou para os professores da rede estadual do Piauí temas relacionados ao avanço das habilidades, avaliação e competências em leitura, além de resolução de problemas dos alunos.

No primeiro momento, o professor Inácio destacou os estilos de aprendizagem dos estudantes, mostrando que cada um possui uma abordagem diferente dentro de sala de aula, como visuais, escritores e sonoros.

Segundo o mediador, a formação gera uma reflexão acerca dos processos de ensino e aprendizagem. “Tão importante quanto isto é a forma que o professor ensina o estudante. Sendo assim são estratégias de ensino, procedimentos didáticos e metodologias, mas, antes de tudo, é a relação da aprendizagem e ensino", destaca.

Ele ainda abordou um dos processos que pode ser identificado dentro de sala de aula: a personalização do ensino. “Acontece quando o professor começa a observar cada situação diariamente, ou seja, aquilo que você internaliza, e muitas vezes não percebe. Da forma como será explicado, o professor vai conseguir chegar de maneira pontual em cada estudante”, afirma.

Os dados, de acordo com a coordenadora do acompanhamento pedagógico do Pacto pela Aprendizagem, Viviane Carvalhedo, mostram um avanço significativo do Piauí no SAEPI e Prova Brasil, provas que medem a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no ensino da rede pública.

“Nós obtivemos um desempenho interessante ao observar os números com uma evolução em desempenho na avaliação do SAEPI e da Prova Brasil, entre 2016 e 2017. Este resultado foi maior comparado ao desempenho no período de 2012 a 2016. O que mostra que nós temos a comprovação de que o Mais Matemática e, através dele, a condução do trabalho do professor Inácio e dos professores de matemática da nossa rede foi o que fizeram a gente chegar a esses resultados”, finaliza.

Ascom Canal Educação

COMENTÁRIOS



Realização