quarta, 22 de abril de 2026 às 15h:47

O Programa Defesa Civil nas Escolas foi lançado no Piauí com o objetivo de fortalecer a cultura de prevenção e ampliar a capacidade de resposta a situações de risco no ambiente escolar. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação do Piauí e a Defesa Civil do Estado do Piauí, e já alcança mais de 100 escolas da rede estadual.

O programa busca capacitar estudantes, professores e gestores escolares para atuarem de forma preventiva diante de possíveis emergências, promovendo mais segurança e conscientização nas comunidades escolares. Entre as ações previstas estão atividades educativas, orientações técnicas e simulações de situações de risco.

A solenidade de lançamento no Canal Educação contou com a presença da primeira-dama do estado, Isabel Fonteles, que também é coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí. Durante o evento, foi destacado o papel da educação na formação de cidadãos mais conscientes e preparados para lidar com situações adversas.

Também participaram da cerimônia Viviane Carvalhedo, representando o secretário de Estado da Educação, Rodrigo Torres; o secretário da Defesa Civil, Eduardo Apolônio; o diretor de Prevenção da Defesa Civil, Warton Costa; a gerente de Prevenção e coordenadora estadual do programa, Valdite Leão; e a presidente da UNDIME-PI, Erica Graziela Benício.

A ampliação do programa reforça o compromisso do Governo do Estado com a promoção de uma educação que vai além da sala de aula, incorporando práticas que contribuem para a proteção da vida e o bem-estar coletivo.

COMENTÁRIOS



Realização