segunda, 15 de abril de 2019 às 14h:40

Texto: Daniely Viana/Ascom Canal Educação


O Dia Nacional de Combate ao Bullying, que ocorreu no último dia 07 de abril, foi o tema de um bate-papo entre alunos e professores do Liceu Piauiense, em Teresina. A escola recebeu profissionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e do Ministério Público do Piauí.

Na oportunidade, também foi lançado o aplicativo Juntos Numa Boa, em parceria com a equipe do MobiEduca.me. A tecnologia é um canal de monitoramento para prevenção de violência e bullying nas escolas públicas.

De acordo com o secretário de Educação, Ellen Gera, a plataforma permite que estudantes, professores, pais e toda comunidade escolar informem qualquer caso de violência. “Essas informação serão recolhidas por uma central de monitoramento da Seduc. Com isso, podemos fazer intervenções precisas para combater esses casos”, explica o secretário.

No Liceu Piauiense os estudantes entre 15 e 18 anos, que formam o grêmio estudantil, preparam ações de combate ao bullying, aproximando, assim, alunos e escola.

“Nosso grêmio já vem trabalhando desde ano passado com foco em palestras e também em acolher as pessoas que chegam no início do período letivo. Além disso, nossa escola tem um projeto de direitos humanos, o “Curta Liceu”. Dessa forma, estamos de braços abertos para a diversidade”, explica a presidente do grêmio, Thaynara Emanuelle, 18 anos.

ESTUDANTES RELATAM CASOS DE BULLYING

A estudante Isabel Alves, de apenas 15 anos, é um das tantas jovens que, em determinado momento da vida, sofreu com o bullying. Com apoio dos amigos e da família, ela relata a luta para que a problemática não aconteça mais no ambiente escolar.

“Assumi meu cabelo cacheado há pouco tempo. Nisso, muitas pessoas, seja na rua, ou até os conhecidos, falam que preferiam meu cabelo liso. Usam frases como ‘você está estranha. Seu cabelo está muito bagunçado’. A gente se sente constrangida e muitas vezes desenvolvemos problemas de autoestima. Porém, eu questionei e disse: ‘quem tem que gostar do meu cabelo sou eu!’”, conta.

“Quando eu era mais nova, sofria muito bullying em outra escola, era algo que tinha se tornado comum. Quando comecei a estudar no Liceu, senti de cara que colégio era completamente diferente, pois aqui você encontra pessoas de todos os tipos. Notamos o respeito por parte dos professores, direção e dos próprios aluno”, lembra Laura Nogueira, membro do grêmio estudantil.

O aplicativo Juntos Numa Boa está disponível no Google Play para a plataforma Android. Após o lançamento, mais de 500 pessoas já fizeram o download do App.

COMENTÁRIOS



Realização