quarta, 11 de março de 2020 às 11h:50

Com o intuito de firmar parceria e ampliar o acesso à formações realizadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI), uma equipe de conselheiros do órgão visitou, na manhã desta sexta-feira (6), os estúdios do Programa Canal Educação para conhecer a mediação tecnológica no Piauí.

Os conselheiros visitaram a estrutura técnica e operacional em que são realizadas as aulas do programa, transmitidas via satélite, a partir do estúdio instalado em Teresina, e recepcionadas em tempo real pelas escolas com os kits tecnológicos, resultando em uma completa interatividade entre professor e aluno.

A parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Centro de Formação Antonino Freire, Universidade Aberta do Piauí e TCE/PI permitirá o aprimoramento de servidores, gestores e controladores sociais e produzirão mais agilidade ao processo de fiscalização nos cursos ofertados pela Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes, vinculada ao Tribunal.

O diretor do Centro de Formação Antonino Freire/UESPI, Vinicius Oliveira, apresentou a estrutura disponível pela mediação tecnológica a serviço dos servidores que realizarão as formações.

"Estamos aqui apresentando as dependências do Canal Educação à uma equipe do TCE/PI que tem um histórico de formação e trará a sua expertise somadas a estrutura de comunicação que o Canal Educação dispõe para formatar um projeto educativo com relação a servidores públicos especialmente do interior do estado, uma vez que há maior dificuldade de deslocamento nos municípios mais distantes para realização de cursos voltados ao aperfeiçoamento destes servidores", explicou.

Estrutura

Durante a visita foram explicados o funcionamento dos kits interativos em que poderão trabalhar temáticas como controle interno, prestação de contas, lei de licitações, informações destinadas aos conselhos municipais entre outros.

O conselheiro Jaylson Campelo, do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), destaca que a parceria resultará em um projeto inclusivo, abrangente e que deverá alcançar as pessoas que de fato podem fazer um melhor trabalho de controle social.

"O TCE tem procurado capacitar as vertentes de gestão e controle como servidores, gestores e controladores sociais, então procuramos o Canal Educação para firmar parceria diante da dificuldade de alcançar todos os municípios, todas as câmaras municipais com capacitação destinada a vereadores, gestores conselhos municipais", explicou.

Com a parceria, as formações da Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes estarão presentes em todo o Estado via Mediação Tecnológica, em 384 escolas distribuídas nas zonas urbana e rural dos 224 municípios, além de comunidades quilombolas e presídios.

Jaylson Campelo ressalta que após a visita serão discutidos o planejamento dos cursos, funcionamento pedagógico e explica ainda que a organização do Canal Educação facilitará este processo.

"Esta visita nos surpreendeu positivamente, pois encontramos uma estrutura maior e melhor do que imaginávamos existir. Há uma tecnologia de ponta com serviço bem estruturado, organizado com material de qualidade e pessoal com competência. Temos certeza que, por meio da parceria, teremos condições de capacitar os controles sociais para que as políticas públicas possam atingir a sua finalidade. Estamos muito animados com este início de parceria que tem tudo para dar certo", reforça o conselheiro.

De acordo com a diretora da Unidade de Mediação Tecnológica da Seduc, Viviane Carvalhedo, a estrutura do Canal Educação está aberta a parcerias, e essa com o Tribunal é mais um exemplo do que vem acontecendo.

"A equipe de conselheiros conheceu a estrutura que o canal suporta em termos de alcance da mediação nos municípios. Informamos a disponibilidade de recursos, tempo, sala de aula para que os cursos cheguem nas salas em todo o estado. A agenda formativa do TCE terá a parceria do Canal Educação tanto com formação de cursos internos e externos como levando à população mais informações com relação ao TCE e suas atribuições, o que é importante para população", pontuou Viviane. 

COMENTÁRIOS



Realização