APRESENTAÇÃO

Ava CANAL EDUCAÇÃO

Para atender ao desafio de levar educação de qualidade às mais longínquas comunidades, o Governo do Piauí, através da Secretaria de Educação do Estado –SEDUC, implantou o Programa de Mediação Tecnológica Canal Educação.

Presente em todo o Estado, através de 300 escolas distribuídas na zona urbana e rural, além de comunidades quilombolas e presídios, o Programa tem como objetivo qualificar a oferta da educação básica, com mediação presencial, nas modalidades de ensino médio regular e profissional, elevando o índice de escolarização, a inclusão social e o prosseguimento nos estudos da sociedade piauiense.

Os alunos do Programa – jovens e adultos que desejam cursar o sistema regular de ensino – são, na maioria, pessoas que não têm acesso ao sistema regular de ensino, seja pelo difícil deslocamento, seja pela defasagem de idade ou condições financeiras, e que encontraram no Canal Educação a chance de um futuro melhor.

COMO FUNCIONA O PROGRAMA

Ava CANAL EDUCAÇÃO

Com uma estrutura técnica e operacional eficiente e moderna, as aulas do Programa Canal Educação são transmitidas via satélite, a partir do estúdio instalado em Teresina, e recepcionadas em tempo real pelas escolas com os kits tecnológicos, resultando em uma completa interatividade entre professor e aluno.

As aulas são ministradas por professores especializados em cada área do conhecimento, em conjunto com professores mediadores e assistentes devidamente capacitados para orientar e aprofundar os conteúdos ministrados, transformando a vida de milhares de jovens e adultos, que conseguiram aprovação em universidades e faculdades do Piauí e do Brasil.




EQUIPE DE PROFESSORES

  • Professor de estúdio – Responsável pela exposição da aula a ser transmitida;
  • Professor assistente – Responsável pela assistência ao aluno no chat do IP.TV e na plataforma, e pelo acompanhamento das aulas durante a transmissão.
  • Professor presencial – Responsável por ligar o equipamento e acompanhar as aulas com os alunos, permitindo a realização das atividades em sala de aula.

OUTRAS ATIVIDADES

Além das transmissões das aulas, o Canal Educação desenvolve atividades educativas, culturais, lúdicas e informativas, tais como:

  • Workshops profissionais;
  • Videoconferências informativas e capacitações;
  • Disponibilização do espaço para outras instituições para reuniões e palestras, utilizando o IP.TV;
  • Realização de eventos em geral por videoconferência.

Realização