quarta, 28 de agosto de 2019 às 11h:43

Atualmente, a internet é o principal local de propagação de fake news. Não é difícil encontrar notícias absurdas relacionadas a assuntos diversos. Por isso, listamos 5 fake news mais bizarras que circularam na internet.


1 – FAKE: Brasil registra mais de 400 casos de doença causada pelo consumo de tucunaré

A informação surgiu após a divulgação de um vídeo nas redes sociais. Nas imagens um homem mostra um peixe, supostamente Tucunaré, com larvas dentro do olho do animal. A legenda, em tom alarmista, diz: "Atenção pescadores de Tucunaré, este é o Gnastoma Spirinelis que o Marco Parisi de Votuporanga contraiu após comer um tucunaré. Já são mais de 400 casos da doença pelo consumo de tucunaré no Brasil. É grave e pode ir para o olho, cérebro e fígado. A recomendação é não consumir (principalmente sashimis) o peixe". A mensagem é #FAKE.


2 - FAKE: Steve Wonder não é cego

Ainda tem quem acredite que Stevie Wonder não é cego. O boato foi reforçado após um jornal norte-americano chamado “Bomani”, afirmar que o cantor consegue enxergar. A publicação, inclusive, mostrava “provas”.

Tudo isso não passa de uma fake news. O cantor perdeu a visão logo após o nascimento.


3 - FAKE: NASA afirma que asteroide poderá atingir a Terra em outubro de 2019

Uma notícia vem sendo veiculada e compartilhada nas redes sociais e sites, inclusive em portais considerados confiáveis. A informação dava conta que um asteroide denominado “2007 FT3” poderia atingir o planeta Terra “com altíssimo poder destrutivo, o asteroide passará perto da Terra 165 vezes entre 2019 e 2116“, apontava a notícia. No entanto, a informação é falsa. O asteroide "2007 FT3" não irá passar próximo da Terra em outubro de 2019. Isso está previsto apenas para 11 de outubro de 2068, quando o asteroide deve passar a uma distância de 24 milhões de quilômetros da Terra.  


4- FAKE: Avril Lavigne morreu e foi substituída?

Há anos circula na internet a"notícia" de que Avril Lavigne morreu no início de 2003 e que, desde então, é substituída por uma sósia. Porém, isso não passa de uma fake news. A artista continua lançando álbuns e fazendo sucesso em todo o mundo com muita saúde.


5 - FAKE: Sucuri de 15 metros foi sido encontrada no Rio Xingu

Um único post no Facebook chegou a 4,5 milhões de visualizações e quase 130 mil compartilhamentos. De acordo com a legenda, as imagens com a Sucuri foram gravadas no Rio Xingu, no Pará, e o comprimento do animal chega a "mais de 15 metros". As informações, porém, são falsas. Nunca houve um registro de sucuris com mais de 15 metros na região. 

COMENTÁRIOS



Realização