terça, 06 de agosto de 2019 às 10h:53

O século XXI fez surgir um dos momentos cruciais de ascensão da tecnologia e, consequentemente, da internet. A rede ganhou grandes alcances mundiais, se tornando um meio onde toda e qualquer informação pode ser produzida e propagada. Esse espaço, em tese, tende a proporcionar uma comunicação livre de expressão. Em um meio onde todos podem opinar e transmitir toda e qualquer informação, fez surgir também a descrença na imprensa e colocando em xeque a credibilidade de notícia. Os fatos noticiosos sofreram disputas acirradas em relação a sua autenticidade com o surgimento de aplicativos para smatphones, sendo um dos maiores e mais importantes, o Whatsapp.

A veracidade de fatos no meio online é constantemente questionada pela falta de informações concretas e muitas vezes pelo crescimento da propagação de Fake News, ou notícias falsas (tradução livre).

NOTÍCIA COM TEMPO CONTADO

Notícia é “um formato de divulgação de um acontecimento por meios jornalísticos” (BENASSI, 2009, p. 1793). Ela ocorre quando algo relevante em escala social ou pública (dentro do critério de noticiabilidade) merece ser publicada nos meios de comunicação. Benassi reitera que a notícia só tem valor jornalístico quando aconteceu no mesmo instante, o chamado ‘factual’, de caráter informativo, diferente de uma reportagem (quando podem ser publicadas em qualquer momento) ou um artigo (opinião pessoal), por isso, “nem todo texto jornalístico é noticioso, mas toda notícia é potencialmente objeto de apuração jornalística” (BENASSI, 2009, p. 1793).

O surgimento da notícia, da atividade jornalística e dos veículos de comunicação ainda se confunde. Na antiguidade, as autoridades da nobreza eram os responsáveis por repassar as informações sobre o reinado a população. Séculos depois, nas cidades interioranas brasileiras, já existia a transmissão via ‘boca a boca’.

De acordo com a historiadora Alzira Alves de Abreu, a profissionalização da atividade jornalística no Brasil surgiu na década de 1950. Seguindo o modelo norte-americano, o lead foi incorporado nas redações dos jornais como uma técnica de apresentação de notícias. No lead o repórter responde seis perguntas: quem, que, quando, onde, por que e como. “O lead serviu para afastar do ambiente das redações a verborragia ineficiente” (JUNIOR, 2003, p. 64). Décadas mais tarde, as Fake News surgiram em contradição da padronização de uma notícia no meio online. No entanto, ambas não são novidade.

McGuillen (2017)pesquisou por muitos anos notícias fabricadas na Alemanha do século XIX. Diversos correspondentes estrangeiros fingiam que estavam em outros países para relatar fatos noticiosos, quando na verdade nunca haviam saído do país de origem. Na época, os veículos de comunicação não tinham tantos recursos financeiros como atualmente, inviabilizando, assim, os custos de deslocamento dos profissionais de comunicação.

FAKE NEWS: UM PERIGO CONSTANTE

As Fakes News para Allcott e Gentzkow (2017) são “artigos noticiosos que são intencionalmente falsos e aptos a serem verificados como tal, e que podem enganar os leitores” (p.4). É preciso levar em conta que as Fakes News são facilmente disseminadas quando os leitores confiam em opiniões formadas e moldadas por grupos influentes (Baldacci, Bueno & Gras, 2017, p. 1). A participação de pessoas contrárias aquelas notícias também é de suma importância para “contestar, sinalizar e desmentir” (Bounegru et al., 2017, p. 18).

Muitas vezes não é necessário clicar no link para receber a desinformação. Manchetes chamativas já se encarregam de propagar notícias falsas e o “Print Screen”, uma função presente nos aparelhos celulares, computadores e tablets, termina por facilitar a transmissão da Fake News.

Não se pode falar em Fake News sem citar o WhatsApp. Ele foi lançado no ano de 2009 nos EUA por dois norte-americanos Brian Acton e Jan Koum. Eles trabalharam juntos no site Yahoo, um dos pioneiros da era da Internet na década de 1990. Após adquirirem experiência e sucesso na plataforma, os amigos decidiram criar o que definiria os anos 2000 do restante das décadas.

O WhatsApp é, segundo a descrição em sua loja virtual, “uma multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphone”. A ferramenta virou um fenômeno quase instantâneo com mais de 1,5 bilhão de usuários ativos até fevereiro de 2018, de acordo com dados divulgados pelo CEO Mark Zuckerberg, também presidente-executivo e cofundador do Facebook. Zuckerberg comprou o aplicativo por US$ 22 bilhões em 2014. Na época, segundo o site G1, o app possuía 450 milhões de usuários, quase duas vezes mais que o próprio Facebook tinha com a mesma idade (em 2008, a rede social era acessada por 145 milhões de pessoas). De 2009 para cá, o WhasApp ganhou atualizações referentes ao formato de fotos, vídeos, arquivos e privacidade de grupos. Além disso, também atende a comunicação de empresas e seus clientes com o WhatsApp Business, criado em 2018. O usuário pode criar mensagens automáticas, ter acesso a estatísticas e, ainda solicitar um selo de conta verificada.

Nos últimos dados divulgados pelo Facebook, em 2018, o Brasil era o segundo maior mercado do serviço, perdendo apenas para a Índia. A facilidade em manusear o aplicativo, ou pelo fato de poder ser baixado sem nenhum custo, podem ter sido alguns dos motivos do sucesso no país e a rápida popularização.

Mas, surgiram também os problemas. O WhasApp é um dos aplicativos mais utilizados para disseminação de Fake News. Como já é o modelo de comunicação da sociedade moderna e pela quantidade de informação veiculada todos os dias, põe em dúvida a credibilidade de suas fontes. Enquanto nos veículos de comunicação mais tradicionais o repórter checa a notícia uma, duas, três, quantas vezes possíveis, no WhatsApp uma mensagem com poucas frases pode ser propagada por qualquer indivíduo sem nenhum tipo critério. A mentira, ao ser encaminhada aos grupos e contatos, será divulgada como sendo algo real.

DADOS CONFIRMAM

De acordo com o Relatório de Segurança Digital do laboratório de cibercrime da PSafe, de janeiro a março de 2018, 95,7% das notícias falsas detectadas tiveram como meio de disseminação o WhatsApp. Ainda segundo os dados, as Fake News tiveram um crescimento de 63,8 no 2º semestre do mesmo ano. O tema ‘Política’ é o segundo favorito em notícias falsas, com 38% dos artigos encontrados pelo laboratório, perdendo apenas para ‘Saúde’ (41%). O estudo foi divulgado antes das eleições edos jogos da Copa do Mundo, dois dos principais eventos que ocorreram naquele ano.

Nos EUA a disseminação das notícias enganosas contribuiu para ascensão do presidente eleito, Donald Trump, em 2016. Em dezembro do mesmo ano, a Agência Central de Inteligência Civil (CIA) do governo dos EUA e Agência Federal de Investigações (FBI), revelaram que uma entidade russa invadiu os e-mails do Comitê Nacional Democrata. Na época, o comitê apoiava a candidata Hilary Clinton. As informações foram divulgadas em dois importantes jornais do país, o The New York Times e Washington Post, com base em supostos relatórios das duas agências.O crime teria como objetivo ajudar Donald Trump nas eleições. A denúncia afirmava que a Rússia também incluiu desinformações e disseminou notícias falsas nas redes sociais.

No Brasil, não é difícil encontrar exemplos relacionados à Fake News. Um caso emblemático nos últimos anos foi o mito de que vacina tríplice viral (usada para combater sarampo, caxumba e rubéola) estava causando autismo em crianças. Mas tudo foi desmentido.

Atualmente o país possui dois projetos de lei que torna crime a divulgação de notícias falsas. A primeira é da Câmara dos Deputados, sendo de autoria do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB) do Paraná (nº 6.812/2017), a segunda é de autoria do senador Ciro Nogueira (PP-PI), a Lei do Senado n° 473, de 2017, que prevê reclusão de até três anos para quem divulgar notícias falsas de forma consciente, principalmente a fim de obter vantagens.

Diante desses casos, fica o questionamento: está nas mãos das pessoas que recebem as mensagens saber se são verdadeiras ou falsas? O Facebook, com seu CEO Zuckerberg, deverá criar mecanismos para barrar as Fake News?

Pensando em combater a propagação das notícias falsas, em 2018, o Facebook anunciou uma importante atualização relativa ao encaminhamentos de mensagens no WhastsApp. No início, as mensagens podiam ser encaminhadas para, no máximo, 20 usuários ou grupos, já em 2019 o número ficou ainda mais restrito, passando para cinco grupos ou contatos particulares.

É fato que as redes sociais, em especial o WhatsApp, mudaram a forma de ver a informação e de se comunicar. A ligação para os amigos ou para os pais, antes feita exclusivamente por telefone, aos poucos, está dando lugar aos áudios transmitidos pela aplicativo. Os arquivos de documentos, que antes eram enviados quase que exclusivamente via e-mail, são compartilhados e baixados via mensagem de WhatsApp. O ‘print’ se popularizou e está inserido quase que simultaneamente nas trocas de mensagens.

Seja falta de conhecimento ou um ato consciente, as notícias falsas se tornaram um problema em escala global, mas podem ser identificadas. Pesquisadores da área orientam como descobrir qual notícia não passa de uma farsa. A primeira dica é sempre desconfiar do que lê e, após o primeiro contato, leia tudo antes de compartilhar qualquer informação. Outra sugestão é prestar atenção em links de sites desconhecidos do público em geral. Muitos deles são sites de notícias fictícias.

Por: Daniely Viana

Referências 

"Criado em 2009, WhatsApp cresceu mais rápido que Facebook em 4 anos". Disponível em: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/02/criado-em-2009-whatsapp-cresceu-mais-rapido-que-facebook-em-4-anos.html

"WhatsApp supera o Facebook é o aplicativo mais popular do mundo". Disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias/2019/01/whatsapp-supera-o-facebook-e-e-o-aplicativo-mais-popular-do-mundo.ghtml

Relatório de Segurança Digital do dfndr lab. Disponível em: https://www.psafe.com/dfndr-lab/pt-br/relatorio-da-seguranca-digital/

BENASSI, Maria Virginia Brevilheri. O gênero “notícia”: uma proposta de análise e intervenção. In: CELLI – COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. 3, 2007, Maringá. Anais... Maringá, 2009, p. 1791-1799.

Baldacci E., Buono D. & Gras, F. (2017). Fake News and Information Asymmetries: Data as Public Good

Bounegru, L., Gray, J., Venturini, T. & Mauri, M. (2017). A Field Guide to Fake news. Public Data Lab. Retrieved from http://fakenews.publicdatalab.org/.

Allcott, H., & Gentzkow, M. (2017). Social media and fake news in the 2016 election. Journal of Economic Perspectives, vol 31(2), 211-236.

McGuillen, P. (2017). How the techniques of 19th-century fake news tell us why we fall for it today. 11/04/2017. Nieman Lab. Retrieved from http://www.niemanlab.org/2017/04/how-the-techniques-of-19th-century-fake-news-tell-us-why-we-fall-for-it-today/z.

Ferreira junior, josé. Capas de Jornal: a primeira imagem e o espaço gráfico visual, São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2003

"Para CIA e FBI, 'Rússia teria agido em eleições nos EUA para promover vitória de Trump'". Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-38275572

Projeto de Lei nº 6.812/2017. Autoria: Sr. Luiz Carlos Hauly. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=03D41E8B902E935F8C5C2F228D635FC2.proposicoesWebExterno1?codteor=1522471&filename=PL+6812/2017

Projeto de Lei do Senado nº 473, de 2017. Autoria: Ciro Nogueira. Disponível: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/131758

COMENTÁRIOS



Realização