quarta, 29 de março de 2023 às 11h:33

Como seria criar uma empresa fictícia como se fosse real? Foi pensando nisso, que os alunos do curso técnico em Administração da U. E. Amaro Alves Portela, da cidade de Caraúbas do Piauí, realizaram a 1ª Feira de Empresas no último dia 28 de março. Os estudantes acompanham as aulas do curso por meio do Canal Educação.

Com o tema ‘Uma empresa é feita de pequenas construções’, a feira surgiu através da ideia proposta na disciplina Projeto de Aprendizagem Interdisciplinar II, ministrada pelo professor Assis Gualter. Ela leva temáticas interdisciplinares, ou seja, disciplinas que estão dentro do curso técnico, como também na formação básica, considerando que é um curso concomitante ao Ensino Médio.

“Em cada módulo um eixo de aprendizagem é desenvolvido dentro da disciplina com os nossos alunos. Para o módulo 2 trabalhamos o eixo criatividade e inovação e, dessa forma, focamos com os alunos os temas ligados a: público-alvo, missão e visão de uma organização, logística, divisão de trabalho e de mediação de conflitos”, explica o professor.

Na escola, a professora mediadora Rafaela de Morais ajudou para que a ideia saísse do campo da teoria e fosse para a prática. Ao todo, participaram 26 alunos do curso técnico em Administração. “Dividimos a sala em grupos e começamos a planejar a construção das empresas fictícias. Primeiro conversamos qual ramo seria, pois um dos critérios para a construção das organizações é que seriam ramos diferentes. Assim, eles escolheram o que queriam trabalhar”, explica.

Um diferencial é que cada assunto da aula ministrada pelo professor Assis era, em seguida, discutido entre a professora mediadora e os alunos. “Conversamos sobre o tema. Com tudo formado fomos para a parte da divulgação”, diz.

Os alunos criaram as redes sociais das empresas fictícias e também faziam a divulgação pela cidade.

A FEIRA

A professora revela que a 1ª Feira foi construída por meio de um projeto com o objetivo de consolidar a ação. Dessa forma, os alunos dividiram as empresas em setores de administração, marketing, financeiro e vendas. “Como resultado positivo eles conseguiram vender todos os produtos e até receberam lista de encomendas”, diz.

A iniciativa ocorreu graças a ajuda da gestão da escola, que também recebeu a visita da equipe pedagógica do Canal Educação.

“Eles nos apoiaram e fizeram muito além do que estava no projeto. Foi incrível e para os estudantes foi ainda mais importante a vinda da equipe do Canal. Eles não imaginavam que o trabalho deles estava sendo prestigiado em Teresina, e isso estimulou a se dedicaram ainda mais. Eles viram que, com planejamento, pode dar certo”, finaliza.

Texto: Daniely Viana/Canal Educação

COMENTÁRIOS



Realização