segunda, 10 de junho de 2019 às 09h:08

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 acontecerão em dois domingos: 03 e 10 de novembro. Pensando em ajudar na sua aprovação, o Canal Educação preparou uma lista com 10 filmes para assistir antes da prova. Confira:

  • 1.Ponte dos Espiões (2015) História

Em plena Guerra Fria, o advogado especializado em seguros James Donovan (Tom Hanks) aceita uma tarefa muito diferente do seu trabalho habitual: defender Rudolf Abel (Mark Rylance), um espião soviético capturado pelos americanos. Mesmo sem ter experiência nesta área legal, Donovan torna-se uma peça central das negociações entre os Estados Unidos e a União Soviética ao ser enviado a Berlim para negociar a troca de Abel por um prisioneiro americano, capturado pelos inimigos.

Link (Assista aqui)

  • 2.A Queda - As Últimas Horas de Hitler (2004) História

Segunda Guerra Mundial

Traudl Junge (Alexandra Maria Lara) trabalhava como secretária de Adolf Hitler (Bruno Ganz) durante a 2ª Guerra Mundial. Ela narra os últimos dias do líder alemão, que estava confinado em um quarto de segurança máxima.

Link (Assista aqui)

  • 3.Império do Sol (1987) História

O filme relata a história de um garoto inglês de onze anos de idade, que vive na cidade chinesa de Xangai com a sua família na aparente segurança do bairro diplomático. Com a invasão da China pelo Japão, em plena Segunda Guerra Mundial, no meio da confusão da multidão em fuga ele separa-se dos pais e acaba por ir parar a um campo de concentração japonês onde, para sobreviver, se vê obrigado a desenvolver uma série de artimanhas que vão das transações num improvisado mercado negro de alimentos e objetos pessoais à mediação de conflitos com os soldados japoneses

Link (cenas inesquecíveis): Assista aqui

  • 4.Olga (2004) - História

Era vargas e Nazismo

Olga tem o propósito de iniciar uma revolução lenininsta contra Vargas. É a Intentona Comunista de 1935, que fracassa.

Link: Assista aqui

  • 5.Tempo de Glória (1989) História

Guerra Civil Americana

O filme é sobre a primeira unidade formal do Exército dos EUA durante a Guerra Civil Americana a ser feita inteiramente de homens afro-americanos, como contada a partir do ponto de vista do Coronel Shaw, seu oficial comandante branco. Eles foram a primeira unidade do que se tornou conhecido como as United States Colored Troops e conhecido por suas ações heroicas em Fort Wagner.

Link: Assista aqui

  • 6.A Missão (1986) História e Religião

Jesuítas no Brasil no século 18

No final do século XVIII, Rodrigo Mendoza é um mercador de escravos espanhol que faz da violência seu modo de vida, mata o próprio irmão na disputa pela mulher que ama. Porém, o remorso leva-o a juntar-se aos jesuítas, nas florestas brasileiras. Lá, ele fará de tudo para defender os índios que antes escravizara.

Link: Assista aqui

  • 7.Lutero (2003) História, Literatura (Barroco) e Religião

Reforma Protestante

O filme conta a história do alemão Martinho Lutero, responsável para a criação do protestantismo e ajudando o movimento Reformista, mudando assim a história do cristianismo e do mundo.

Link: Assista aqui

  • 8.Gattaca - Experiência Genética (1997) - Química e Biologia

Num futuro no qual os seres humanos são criados geneticamente em laboratórios, as pessoas concebidas biologicamente são consideradas "inválidas". Vincent Freeman (Ethan Hawke), um "inválido", consegue um lugar de destaque em corporação, escondendo sua verdadeira origem. Mas um misterioso caso de assassinato pode expor seu passado.

Link: Assista aqui

  • 9.O Físico (2014) Química e Biologia

Inglaterra, século XI. Ainda criança, Rob vê sua mãe morrer em decorrência da "doença do lado". O garoto cresce sob os cuidados de Bader (Stellan Sarsgard), o barbeiro local, que vende bebidas que prometem curar doenças. Ao crescer, Rob (Tom Payne) aprende tudo o que Bader sabe sobre cuidar de pessoas doentes, mas ele sonha em saber mais. Após Bader passar por uma operação nos olhos, Rob descobre que na Pérsia há um médico famoso, Ibn Sina (Ben Kingsley), que coordena um hospital, algo impensável na Inglaterra. Para aprender com ele, Rob aceita não apenas fazer uma longa viagem rumo à Ásia, mas também esconde o fato de ser cristão, já que apenas judeus e árabes podem entrar na Pérsia.

Link: Assista aqui

  • 10.O Auto da Compadecida (2000) - Literatura

Obra de Ariano Suassuna

O filme mostra as aventuras de João Grilo e Chicó, dois nordestinos pobres que vivem de golpes para sobreviver. Eles estão sempre enganando o povo de um pequeno vilarejo no sertão da Paraíba, inclusive o temido cangaceiro Severino de Aracaju, que os persegue pela região. Somente a aparição da Nossa Senhora poderá salvar esta dupla.

Link: Assista aqui

COMENTÁRIOS



Realização