Nesta terça-feira (25), no Auditório Sucesso em Teresina, ocorreu o I Workshop do Canal Educação. O evento reuniu gestores e equipes das Gerências Regionais, Coordenadores de Ensino das GREs e Supervisores do Canal Educação para discutir e analisar as evidências e os impactos do ensino mediado por tecnologias. A iniciativa proporcionou uma imersão completa na plataforma Canal Educação, destacando suas funcionalidades, estrutura técnica, novidades e cases de sucesso.
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, abriu o evento anunciando as novas funcionalidades da plataforma tecnológica de ensino. “Os estudantes Seduc terão disponíveis videoaulas, simulados, planos de estudos personalizados, trilhas de aprendizagem, o uso de inteligência artificial, mentoria, gamificação, metaverso, entre outros. Iremos ampliar os recursos para que as escolas fortaleçam o ensino com o uso da tecnologia e inovação”, afirmou.
O workshop também contou com a apresentação dos aspectos pedagógicos e técnicos do Programa de Educação com Mediação Tecnológica, além do lançamento do Aplicativo do Canal Educação. A Superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior, Viviane Carvalhedo, destacou: “Os professores têm acesso a planos personalizados, correções de redações com inteligência artificial, conteúdos do Enem, currículo e ciclos de avaliações, melhorando ainda mais suas metodologias de trabalho.”
A diretora de Mediação Tecnológica da Seduc, Karoline Mendes, reforçou a importância do evento: “Pensamos em um momento de imersão no Canal Educação para que os professores e as Gerências Regionais se apropriem dos aspectos técnicos da mediação tecnológica e utilizem todos os recursos disponíveis para melhorar os índices de aprendizagem dos estudantes.”
O encontro contou com a presença de Valdirene Alves de Oliveira, Coordenadora Geral do Ensino Médio do MEC, que elogiou o trabalho pioneiro do Piauí no ensino mediado por tecnologias. “O Piauí já tem uma trajetória e vem se aprimorando ao longo do tempo, superando os diversos desafios do ensino mediado. Acompanhamos o trabalho realizado no Piauí com potencial de ampliação do currículo para o ensino técnico que já está à frente do que se discute no país”, afirmou.
Criada em 2012, a plataforma Canal Educação alinha ensino e tecnologia, atendendo estudantes e professores em todo o Piauí por meio do Programa de Educação Mediada por Tecnologia. Atualmente, a estrutura inclui 9 estúdios de produção, estúdio de podcast, rede de ambiente virtual, aplicativo Canal Educação e 900 salas/polo com recursos de IPTV para transmitir aulas diretamente dos estúdios em Teresina.
O I Workshop do Canal Educação reforçou o compromisso da Seduc em inovar e utilizar a tecnologia para melhorar a educação no estado, proporcionando aos alunos e professores ferramentas modernas e eficientes para o processo de ensino-aprendizagem.