sexta, 10 de julho de 2020 às 21h:40

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc), por meio do Pré-Enem Seduc, deu início às entregas dos livros sorteados durante o projeto Ler Para Escrever Melhor. Todos os domingos, os estudantes que acompanham a live devem responder uma pergunta para concorrer a livros doados por autores piauienses.

O projeto, idealizado pelo coordenador do Pré-Enem, Wellington Soares, tem como objetivo ajudar a formar leitores, além de dominar a língua portuguesa e despertar o senso crítico.

Para a surpresa da equipe, uma das estudantes sorteadas enviou uma carta escrita à mão para o idealizador do projeto.

Myllena Cecília cursa a 3ª série do Ensino Médio na Fundação Bradesco e acompanha diariamente as aulas remotas do Canal Educação pela TV Antares. A jovem é uma leitora assídua e havia feito um pedido especial ao professor Wellington. "Sou apaixonada por livros e quero O dia em que quase namorei a Xuxa para minha coleção!", disse em uma mensagem enviada por um aplicativo de celular. A obra é uma série de 50 crônicas inspiradas no cotidiano e lembranças do professor.

Após acertar a resposta da pergunta feita durante a revisão, Myllena recebeu o livro em casa com dedicatória e leu tudo no mesmo dia, como explica na carta: "Recebi o exemplar do seu livro hoje de manhã. Terminei a leitura às 4:25 horas da tarde. Se pudesse descrevê-lo em uma frase já dita, seria a crítica feita ao filme Capitão Fantástico", Myllena faz referência ao longa metragem lançado em 2016, vencedor do prêmio de Melhor Direção em Cannes.

Ao longo da carta, ela revela quais crônicas do livro mais gostou e faz referência a outras obras que já havia lido. "Eu quis que o professor Wellington compartilhasse da minha alegria em ser beneficiada por um projeto tão incentivador e incrível que é o sorteio dos livros", diz.

Para Welligton Soares, a atitude da jovem mostra que ela é uma aluna excepcional. "Ela tem uma bagagem de leitura muito grande. Além disso, escreveu a carta sem fazer rascunho, revelando ser uma aluna que tem tudo para arrebentar, não somente na prova de redação do Enem, mas também na vida acadêmica e profissional. Fico muito feliz, pois isso mostra que estamos cumprindo com o objetivo do projeto", afirma o professor Wellington.

A Seduc está realizando a entrega dos livros do projeto Ler Para Escrever Melhor por meio dos Correios. Ao todo, são sorteados 10 livros por programa.

De acordo com o professor, o projeto foi inspirado na prova de redação do Enem. "Constatamos que os alunos que tiraram nota máxima foram unânimes em afirmar que a leitura foi fundamental", finaliza.

A revisão Pré-Enem Seduc inicia sempre às 8h nos domingos, com transmissão ao vivo pelo YouTube e Facebook do Canal Educação e TV Antares (canal 2.1).

Texto: Daniely Viana

COMENTÁRIOS



Realização