O Prof. Luiz Romero, um dos organizadores do evento e professor do Canal Educação, falou para os alunos sobre a história do evento ao longo desses 14 anos e sua importância para os piauienses. “O principal foco do SALIPI são as crianças, é formar novos leitores. Vamos crescer leitores, porque o livro muda a gente e a gente muda o mundo”, destacou Romero.
E parece que os alunos estudaram bem a lição. Entusiasmados com o evento, Cíntia, Yasmim e Wesley Gabriel, estudantes da rede pública de ensino, participaram de várias atividades, compraram livros e mandaram recado para quem não estava lá: “Aqui tem vários livros legais, várias atrações, tá bem legal... venham, participem!”, falaram em coro os alunos. Recado compartilhado pelo professor de matemática do Canal Educação, Henrique, que brincou e convidou os alunos a prestigiar o evento, direto do Espaço Rosa dos Ventos, na UFPI.
Os alunos do Programa puderam ouvir, ainda, no bate-papo literário, os depoimentos do poeta Farias Furtado, autor do livro Fevereiro Poético, e Lina Ramos, autora do livro Confidências. Foi um momento importante, no qual os autores destacaram a importância da poesia na vida de todos. “As crianças adoram, os velhos sentem saudade e os jovens vivem a poesia na prática”, ressalta Farias. Para a poetiza Lina Ramos, “quando se nasce, já se é poeta”.“O SALIPI é o encontro do livro com o leitor”, sintetiza Luiz Romero.



