segunda, 20 de março de 2023 às 09h:16

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou um live nesta sexta-feira (17), pelo Canal Educação, para apresentar detalhes do Curso Técnico de Desenvolvimento de Sistemas. O curso está sendo disponibilizado inicialmente para alunos da 1ª série concomitante com Ensino Médio e terá formato híbrido, com carga horária de oito horas semanais por plataforma EaD (Educação à Distância) e duas horas presenciais. As aulas estão sendo gravadas e editadas em parceria com o Canal Educação.

O superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos, professor Paulo Henrique Pinheiro, destaca que esse novo formato de curso faz parte da estratégia de implementação de um novo modelo de currículo pedagógico em toda a Rede Estadual de Educação.

“A ideia é que, com os materiais on-line e uma estrutura moderna e tecnológica, os estudantes finalizem o Ensino Médio mais preparados para o mundo do trabalho. A proposta é que os alunos tenham 10 horas a mais semanais de acréscimo na sua jornada de aulas, sendo duas horas presenciais e oito horas à distância, para que eles concluam o Ensino Médio com o certificado de técnicos de informática. Com isso, a Seduc dá um importante passo em direção ao cumprimento das metas do Programa de Governo do governador Rafael Fonteles, com o empenho do secretário Washington Bandeira na materialização dessa ação”, explica o superintendente.

As matrículas já se iniciaram e 33 escolas já aderiram ao novo modelo de ensino. A aula inaugural está prevista para o dia 27 de março, com transmissão pelas plataformas do Canal Educação.

A diretora da Unidade de Educação Técnica Profissional da Seduc, Adriana Moura, esclarece que esse é um curso de 1200 horas, distribuídas nos três anos do Ensino Médio. Um modelo pedagógico aprovado, que dá flexibilidade para o aluno.

“As escolas que desejarem aderir ao curso deverão sensibilizar seus alunos da 1ª série do Ensino Médio para que esses manifestem o interesse em estudar o curso técnico, para depois matricular esses alunos no iSeduc, formando uma turma de, no mínimo, 25 estudantes, que continuarão cursando o ensino médio regular concomitantemente. É necessário que nesse primeiro momento a escola tenha um laboratório de informática com acesso à internet”, pontua a diretora.

A Seduc está convocando professores mediadores para atuarem nessas escolas. Só em março quase 650 professores foram convocados. O curso estará disponível para escolas de tempo integral e parcial, mas estudantes que já fazem algum curso técnico não podem se matricular, segundo normativa do MEC.

A escola que desejar aderir ao curso deve enviar e-mail para: [email protected], com o nome da escola, gestor, telefone, e dados de seu laboratório de informática com internet.

Perfil profissional do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas

O Técnico em Desenvolvimento de Sistemas desenvolve programas para computadores e outros dispositivos computacionais como, por exemplo, aparelhos celulares e tablets, visando a automação de todos os processos relativos às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), a partir da produção de software e sua integração com processos administrativos, podendo atender nas áreas comerciais, hospitalares, industriais, de automação residencial, automação industrial, de serviços, de telecomunicações e de teleprocessamento.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, o governador Rafael Fonteles tem a Educação e a Tecnologia da Informação como áreas e ações prioritárias. "Temos como metas dobrar o número de escolas estaduais em tempo integral; dobrar o número de matrículas e aprimorar a educação profissional e tecnológica, incluindo a educação do campo e a EJATEC, com qualificação de jovens e adultos para o mundo do trabalho e renda", afirma.

No eixo geração de trabalho, emprego e renda, há a intenção de criação de 80 mil novos postos de trabalho. "Então, tudo isso se coaduna e esse novo curso faz parte desse esforço”, finaliza o superintendente Paulo Henrique.

Clique aqui e confira a live 

Por: Hélder Rocha/Ascom Seduc

COMENTÁRIOS



Realização