quinta, 15 de dezembro de 2022 às 09h:25

Por Wilk Leal e Willame Lucas

Com uma produção de mais de 26 mil aulas desde a sua criação em 2012, o Centro de Mídias do Piauí, conhecido como Canal Educação, comemora 10 anos e, na manhã desta segunda-feira, 12, aconteceu a abertura do I Seminário Internacional de Educação com Mediação Tecnológica do Piauí. O evento acontece nos dias 12 e 13, no Centro de Convenções de Teresina, e segue com uma vasta programação e convidados internacionais e nacionais que incluem autores de livros e relatos de experiências exitosas.

Revolucionando o acesso ao ensino público, a mediação tecnológica na educação trata do uso das tecnologias como um recurso facilitador dentro da escola, que permite aos indivíduos experiências de linguagens e conteúdo que ultrapassam a aula tradicional. No Piauí, o Programa de Educação com Mediação Tecnológica foi regulamentado pelo Decreto Nº 14.628, publicado no dia 31 de outubro de 2011 e, após sua estruturação física, foi lançado oficialmente pelo Governo do Estado do Piauí em julho de 2012.

Por meio de uma videoconferência, o Diretor Geral do EAD de Moçambique, Manuel Simbine, explicou que há uma semelhança entre o país e o estado do Piauí para alcançar todos os estudantes e a oferta do ensino a distância se torna uma solução possível. “Vimos a implantação do EAD no Piauí como uma experiência bem sucedida na oferta do ensino para todos os alunos diante da dificuldade de acesso à Internet, distância entre os centros de ensino, a formação de professores, e temos aqui exemplos de ferramentas que deram certo para atender à nossa sociedade”, disse Manuel, ainda frisando que “a parceria com instituições é necessária e, por isso, estamos estudando o ensino a distância a partir das transmissões em tempo real. Vamos aprender a produzir conteúdo e ter a expertise do Piauí nos auxiliando fará a diferença”.

O sistema de tecnologia mescla a transmissão de aulas via satélite e interatividade em tempo real entre professores, no estúdio, e alunos, nas salas de aulas, com o auxílio de um profissional de ensino permitindo uma mediação interativa. De acordo com a diretora de Mediação Tecnológica da Seduc, Viviane Carvalhedo, o seminário é um momento de reunir toda essas experiências dos 10 anos e mostrar como essa frente de trabalho tem gerado resultados no aprendizado dos alunos.

“Passamos por várias atualizações e ampliações, modernização do sistema e, hoje, já temos uma estrutura com 8 estúdios e já produzimos mais de 26 mil aulas para ensino fundamental, ensino médio, 6 cursos técnicos na forma concomitante do eixo gestão e negócios, no superior com a Universidade Aberta do Piauí (UAPI), que possui 183 polos, além da preparação para ENEM, formação de professores e Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, explicou Viviane.

A experiência exitosa do Canal Educação alcançou, igualmente, regiões e locais antes inacessíveis para o ensino convencional, como assentamentos, comunidades quilombolas e até mesmo presídios, atendendo pessoas privadas de liberdade. Desde sua implantação, os resultados se destacam com aprovações em vestibulares, ampliação da oferta de matrículas no Ensino Médio e alunos egressos de Cursos Técnicos que se encontram habilitados para inserção no mercado de trabalho, sendo que muitos destes já estão empregados.

O Reitor da Universidade Estadual do Piauí, Prof. Dr. Evandro Alberto, falou no evento sobre o Ensino do Piauí no contexto da pandemia. Ele disse que o estado tem avançado na educação pública de qualidade e o modelo se consolidou na pandemia de COVID-19.

“A tecnologia criou um novo perfil de estudantes e devemos aproveitar o potencial desse estudante engajado no cotidiano on-line para incentivar nas pesquisas, novas ferramentas de uso para aprendizagem, como vimos nos últimos 2 anos com o uso massivo da tecnologia em sala de aula ao alcance de todos e a qualquer momento”, afirmou.

COMENTÁRIOS



Realização