sexta, 23 de setembro de 2016 às 08h:53

Após realizar visita na Estação de Tratamento de Água, a equipe do Canal Educação foi até a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto). A ideia é mostrar por meio de videoaula como funciona o processo de tratamento do esgoto domiciliar, tal qual explicitar as etapas até a fase final, onde o resíduo tratado e a água retornam ao meio ambiente, reduzindo a possibilidade de poluição.

Durante a gravação, são registrados todos os estágios, processos esses que passam por gradeamento, desaneração, tanque de aeração, decantador secundário, dentre outros. Desta forma, facilitam o aluno na visualização deste importante e desafiador trabalho realizado na estação.

A aula ministrada pelo professor de química, Felipe Rosal, tem o acompanhamento da equipe interdisciplinar da ETE, dentre eles, biólogos, químicos, engenheiros mecânicos e sanitaristas . Para o engenheiro da Agespisa, Lailson Ancelmo, iniciativas desta forma ajudam na divulgação e conscientização dos usuários a respeito dos resíduos dispensados em suas residências. "A atividade foi de grande importância, pois é interessante desmistificar a temática a respeito do tratamento de esgoto, além de mostrar a importância de um tratamento eficiente. Este tipo de ação pode ainda proporcionar o interesse de alguns jovens pela área."

A questão do saneamento está também ligada a saúde pública, já que a cada 1 real investido em saneamento, isenta o investimento de 4 reais na saúde, o que é ainda mais benéfico, pois ao invés de submeter ao tratamento, trabalha com a prevenção.

COMENTÁRIOS



Realização