sexta, 09 de fevereiro de 2024 às 13h:45

Durante os últimos dias, o Canal Educação desempenhou um papel fundamental na preparação de alunos e corpo docente para o novo ano letivo por meio da transmissão da Semana Presente 2024.1. O evento, marcado por uma programação diversificada, proporcionou aos participantes insights valiosos e recursos educacionais para um ano letivo de bons resultados.

Durante a Semana Presente, os participantes tiveram a oportunidade de participar de palestras ministradas por psicólogos, que abordaram temas relevantes para o bem-estar e desenvolvimento dos estudantes e professores. Além disso, oitenta estudantes Seduc deram o primeiro passo para a realização do sonho de ingressar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e no Instituto Militar de Engenharia (IME), por meio das turmas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). São alunos de 30 municípios do Piauí, aprovados após teste seletivo, que vieram residir em Teresina para acompanhar as aulas, que iniciaram na última terça-feira (6), no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Governador Dirceu Mendes Arcoverde, bairro Morada do Sol, zona Leste de Teresina.

O governador Rafael Fonteles e o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, acompanharam a aula magna das turmas, ministrada pelo professor doutor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Tobias Frederico.

“Esses são os vestibulares mais concorridos do Brasil, portanto, formamos turmas especiais com professores especializados, material didático próprio e salas de aula equipadas e modernas. Eles terão acesso aos melhores professores do Brasil convocados para participarem desse projeto”, comenta o Secretário.

Outro destaque especial da semana foi o Seducast. O terceiro episódio do podcast da Secretaria de Educação do Piauí, foi um bate-papo do Secretário de Educação com alunos da rede pública estadual que alcançaram excelentes resultados no SiSu 2024, garantindo vagas em cursos concorridos em universidades públicas. Essas histórias inspiradoras, contadas no episódio, demonstraram o potencial dos estudantes das escolas públicas piauienses.

A Semana Presente foi além da divulgação de resultados, mas também focou nas novidades da educação pública do Piauí. Os estudantes do Ensino Médio contarão esse ano com a disciplina de Educação Financeira na grade curricular, tendo todo um contato com as habilidades de gestão financeira própria, para que possam levar conhecimento para suas vidas profissionais e familiares; a disciplina de Inteligência Artificial, em parceria com o Google, onde irão aprender a usar a inteligência artificial nos seus estudos. Os professores também vão aprender a utilizar a inteligência artificial como recurso de ensino em sala de aula; o Curso de Empreendedorismo com o MIT, onde irão aprender mais sobre empreendedorismo para startups e empreendedorismo digital, que possuem uma grande demanda de empregabilidade atualmente.

Dentre as ações que serão fortalecidas esse ano, estão as revisões do Pré-Enem Seduc, com diversas atividades de preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Canal Educação, programa de mediação tecnológica do Piauí, tem sido essencial na disseminação da educação de qualidade em todo o estado. Graças ao kit tecnológico facilitamos a transmissão de aulas e uma variedade de atividades educativas, tornando o aprendizado acessível a todos os cantos do Piauí.

Expressamos nossa gratidão a todos os envolvidos na organização e realização da Semana Presente. Desde os palestrantes, entrevistados até os membros da equipe do Canal Educação e todos os colaboradores que contribuíram para o sucesso da programação. Juntos, estamos construindo novos futuros.

COMENTÁRIOS



Realização