terça, 02 de maio de 2023 às 10h:01

Nesta sexta-feira (28), data em que é celebrado o Dia da Educação, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu uma roda de conversa para alinhamento das ações, prioridades e metas da Educação no Piauí. O encontro transmitido pelo Canal Educação foi conduzido pelo secretário Washington Bandeira, com a presença dos superintendentes e a participação, de forma virtual, de gerentes regionais, diretores e demais gestores escolares da Seduc.

O secretário da Educação aproveitou o momento para ressaltar todas as ações executadas nestes pouco mais de 120 dias de gestão. Dentre elas está a elaboração de um Plano Estratégico. “Este plano é composto de projetos e ações que visam colocar o Piauí na primeira colocação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), uma das principais metas do governador Rafael Fonteles para a Educação. Metas estas que fazem parte do Acelera Seduc, nosso principal programa para fortalecimento das ações educacionais no Piauí”, pontou Washington Bandeira.

Durante a reunião administrativa, foi anunciada a antecipação, para esta sexta-feira (28), do repasse do Programa de Autonomia, Cooperação das Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino do Piauí (Pactue).

Esta semana, o Governo Federal também anunciou o repasse das duas parcelas do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Básico de uma só vez. Os pagamentos iniciaram ainda na terça-feira (25). O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) tem como principal finalidade prestar assistência financeira às escolas, em caráter suplementar, com objetivo de contribuir para manutenção e melhoria da infraestrutura física e pedagógica das unidades escolares.

Novo Proete

O superintendente Executivo, Rodrigo Torres, também destacou a realização do estudo para propor um novo modelo do Programa Estadual de Transporte Escolar (PROETE). “Após intensas pesquisas em outros estados, fizemos um estudo técnico para propor uma nova versão do Programa Estadual de Transporte Escolar, que é uma parceria entre o Estado e os municípios. Em breve, este novo modelo será apresentado ao Governador Rafael Fonteles, para que possamos fazer uma revolução na oferta de transporte escolar no nosso estado”, informa o superintendente.

Gestão em Rede

Outra novidade anunciada durante o encontro foi a criação de uma metodologia para melhorar o fluxo de comunicação dentro da Secretaria da Educação. “É uma metodologia que a Seduc vai adotar de maneira articulada em que existe um nível de hierarquia para comunicação das demandas e informações que passam pelo órgão até chegar nas escolas e, assim, também retornar para que sejam executadas as ações e todas as políticas da Secretaria”, explica a superintendente Educação Básica e Superior Viviane Carvalhedo.

COMENTÁRIOS



Realização